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15 15 setembro 2020

SÚMULA VINCULANTE 24 STF

luciano Súmula

Não se tipifica crime material contra a ordem tributária, previsto no art. 1º, incisos I a IV, da Lei 8.137/1990, antes do lançamento definitivo do tributo.

4 04 setembro 2018

O BEM DE FAMÍLIA É PENHORÁVEL QUANDO OS ÚNICOS SÓCIOS DA EMPRESA DEVEDORA SÃO OS TITULARES DO IMÓVEL HIPOTECADO

luciano Parecer

O BEM DE FAMÍLIA É PENHORÁVEL QUANDO OS ÚNICOS SÓCIOS DA EMPRESA DEVEDORA SÃO OS TITULARES DO IMÓVEL HIPOTECADO

A hipoteca é uma espécie de direito real de garantia, disciplinada nos arts. 1.473 a 1.505 do Código Civil. Se a parte que deu o bem em hipoteca não cumprir a sua obrigação, o credor poderá executar a hipoteca, hipótese na qual o imóvel dado em garantia será alienado e o valor obtido utilizado para pagar o débito. Assim, em regra, é possível a penhora do imóvel que tiver sido oferecido como garantia real pelo casal ou pela entidade familiar.

Para o STJ, a exceção prevista no art. 3º, V, da Lei nº 8.009/90 não se aplica aos casos em que a hipoteca é dada como garantia de empréstimo contraído em favor de terceiro, somente quando garante empréstimo tomado diretamente em favor do próprio devedor.

Quando os cônjuges forem os únicos sócios da pessoa jurídica devedora, o bem de família é PENHORAVEL Nesse sentido, constitui-se ônus dos prestadores da garantia real hipotecária (casal), portanto, comprovar a não ocorrência do benefício direto à família, mormente tendo em vista que a imposição de tal encargo ao credor contrariaria a própria organicidade hermenêutica, inferindo-se flagrante também a excessiva dificuldade de produção probatória. 

O BEM DE FAMÍLIA É PENHORÁVEL QUANDO OS ÚNICOS SÓCIOS DA EMPRESA DEVEDORA SÃO OS TITULARES DO IMÓVEL HIPOTECADO

31 31 agosto 2018

O ESTADO NÃO PODE ADOTAR SANÇÕES POLÍTICAS PARA CONSTRANGER O CONTRIBUINTE AO PAGAMENTO DE TRIBUTOS EM ATRASO.

luciano Artigo

A Administração Pública não pode proceder à cobrança do tributo por meios indiretos, impedindo, cerceando ou dificultando a atividade econômica desenvolvida pelo contribuinte devedor. Quando isso ocorre, a jurisprudência afirma que o Poder Público aplicou “sanções políticas”, ou seja, formas “enviesadas de constranger o contribuinte, por vias oblíquas, ao recolhimento do crédito tributário” (STF ADI 173)

A orientação jurisprudencial do STF e do STJ é a de que o Estado não pode adotar sanções políticas, que se caracterizam pela utilização de meios de coerção indireta que impeçam ou dificultem o exercício da atividade econômica, para constranger o contribuinte ao pagamento de tributos em atraso, estando o ente público vinculado ao procedimento de execução fiscal para a cobrança de seus créditos, no qual é assegurado ao devedor o devido processo legal.

Resta evidente que a inscrição da empresa no rol de contribuintes considerados inaptos pelo fisco, configura um meio de coerção indireta para cobrança dos débitos inscritos na dívida ativa,  sendo assim clara a sanção política, não admitida pela Constituição Federal.

O ESTADO NÃO PODE ADOTAR SANÇÕES POLÍTICAS PARA CONSTRANGER O CONTRIBUINTE AO PAGAMENTO DE TRIBUTOS EM ATRASO.

30 30 agosto 2018

SÚMULA VINCULANTE 24: NÃO SE TIPIFICA CRIME MATERIAL CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA, PREVISTO NO ARTIGO 1º, INCISOS I A IV, DA LEI Nº 8.137/90, ANTES DO LANÇAMENTO DEFINITIVO DO TRIBUTO.

luciano Súmula


SÚMULA VINCULANTE 24: NÃO SE TIPIFICA CRIME MATERIAL CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA, PREVISTO NO ARTIGO 1º, INCISOS I A IV, DA LEI Nº 8.137/90, ANTES DO LANÇAMENTO DEFINITIVO DO TRIBUTO.

29 29 agosto 2018

FERE O PRINCÍPIO DA AMPLA DEFESA A DESCONSIDERAÇÃO DE NOTAS FISCAIS DE CONTEÚDO SEMELHANTE A PARTIR DE PROVA ESPECÍFICA.

luciano Artigo

FERE O PRINCÍPIO DA AMPLA DEFESA A DESCONSIDERAÇÃO DE NOTAS FISCAIS DE CONTEÚDO SEMELHANTE A PARTIR DE PROVA ESPECÍFICA.

Conteúdo de texto

27 27 agosto 2018

A EMISSÃO DE GFIP É CONSIDERADO CRIME ÚNICO, MESMO QUE CAUSE REDUÇÃO DO PAGAMENTO DE MAIS DE UMA CONTRIBUIÇÃO

luciano Artigo

A EMISSÃO DE GFIP É CONSIDERADO CRIME ÚNICO, MESMO QUE CAUSE REDUÇÃO DO PAGAMENTO DE MAIS DE UMA CONTRIBUIÇÃO.

23 23 agosto 2018

PARECER DE DISPENSA DE LICITAÇÃO COM BASE NO ARTIGO 24, IV DA LEI 8.666/93

luciano Parecer

PARECER DE DISPENSA DE LICITAÇÃO com base no artigo 24 IV

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